Mato Grosso, Domingo, 19 de Maio de 2024     
Novo Portal
Defesas de monografias dos alunos de especialização na modalidade de Residência Agrária estão previstas para agosto
Defesas de monografias dos alunos de especialização na modalidade de Residência Agrária estão previstas para agosto
12/07/2007 16:07:14
por Coordenadoria de Comunicação Social

Marcado para agosto, na Unemat, o período de defesas dos trabalhos monográficos produzidos pelos pós-graduandos , em nível de especialização,em Agricultura Familiar Camponesa e Educação do Campo.O curso é financiado pelo Ministério de Desenvolvimento Agrário por meio do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária(Incra)

Estão previstas as apresentações de 44 trabalhos que são resultados das atividades de pesquisas realizadas nos assentamentos. As atividades integram os subprojetos que estão inseridos em cinco linhas de pesquisas:Campo e Desenvolvimento: Planejamento e Gestão de Comunidades Camponesas; Produção Familiar Camponesa e Agroecologia: Produção Familiar Camponesa e Agroecologia; Campo e Desenvolvimento: Identidade Camponesa; Educação, Trabalho, Cultura e Desenvolvimento Humano: Educação dos Povos do Campo e Movimento Social; Educação, Trabalho, Cultura e Desenvolvimento Humano: Trabalho e Educação Popular.

O curso

De acordo com o coordenador local de pesquisa em Cáceres, professor doutor Fábio Nolasco, no país estão sendo desenvolvidas cinco turmas de especialização em Residência Agrária. Estas estão distribuídas entre as regiões Sul, Sudeste, Centro-oeste, Norte e Nordeste.

A especialização é parte Programa Nacional de Educação do Campo. Organizado em projeto rede, na região Centro-oeste o curso envolve, além da Unemat, as universidades federais de Goiás (UFG) e de Mato Grosso(UFMT). A Unemat é a instituição coordenadora do curso e também a instituição certificadora dos participantes de Mato Grosso. Já a UFG é a instituição certificadora dos integrantes de Goiás.

Organizado em regime de residência agrária, o curso foi desenvolvido em momentos presenciais intercalados com 12 dias de atuação na comunidade por mês.De acordo com Nolasco, os momentos presenciais foram realizados em Cáceres, Tangará da Serra e duas vezes em Goiás.O curso envolveu cerca de 20 professores das instituições participantes além de docentes convidados de outras universidades brasileiras.

Também são parceiros no projeto o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra( MST) , FBB, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí(Fapepi,0 Fundação de Apoio ao Ensino Superior Público Estadual (Faespe)

O professor Fabio Nolasco e o professor mestre e Sandro Sguarezi, ambos da Unemat, atuam como coordenadores locais de curso em Cáceres e Tangará da Serra respectivamente

Por:Elaine Tortorelli – Coordecom/ Unemat com informações do Professor Doutor Fábio Nolasco

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24682 | Impressões: 141913
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada